"Nue"

quarta-feira, outubro 18, 2006

Quem procura ajuda terapêutica está normalmente fragilizado por uma situação crítica da sua vida. Procura segurança, estabilidade, equilíbrio e, muitas vezes, pensa que o psicólogo é detentor de uma fórmula milagre que o tirara imediatamente da situação de sofrimento. Ora, o processo terapêutico implica uma mudança. Será ele capaz desta mudança?
Observo algumas vezes, que no processo terapêutico, pode ocorrer uma espécie de fuga, em que o indivíduo se sente como que encurralado e com medo de deslocar as pedras, que umas sobre as outras, escondem momentos passados não muito gloriosos.

1 Comments:

At quinta-feira, outubro 19, 2006 4:28:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A análise, que nós sempre pensamos como sendo uma estrutura para se conhecer melhor, eu diria que passa a ser uma clínica para voce agir no limite do seu conhecimento.Onde voce não se conhece.Ou seja, como voce pode ter uma ação sem o conhecer.Agir sem conhecer chama-se arriscar.Chama-se apostar.E apostar não é a mesma coisa que agir garantido por um conhecimento.Apostar angustia,apostar dá medo, apostar põe a pessoa em um jogo.Eu diria que o mais importante da clínica psicanalítica hoje em dia é poder fazer com que as pessoas possam suportar a decisão sobre o seu desejo, sem esperar que o saber lhes garanta qual é o bom caminho.
Gostei do seu questionamento.Abraços...

 

Enviar um comentário

<< Home