"Nue"

sábado, agosto 19, 2006

Volto novamente aqui a abordar a posição delicada que ocupamos, nós psicólogos. Existem histórias que ouvimos, que mesmo depois de tantas outras ouvidas, nos deixam perplexos. Normalmente são histórias onde predomina a violência. E esta semana, ouvi uma história que me revoltou. Mas tenho que manter a calma, a segurança que a criança precisa sentir. Uma menina de 10 anos de idade, que para além de nunca ter tido um lar, vive com pessoas que a agridem permanentemente. O seu corpo pequeno, frágil, esta repleto de marcas de fios eléctricos…e outro tipo de objectos. E esta menina ainda é capaz de sorrir e de encontrar uma desculpa para esse tipo de comportamento. Uma desculpa onde ela não é vítima mas se sente responsável por merecer tal comportamento.

Como conseguir ajudá-la? Fazer com que ela sofra menos? Fazer alguma coisa num País onde pouco podemos contar com as instâncias judiciais, jurídicas e sociais, cujo papel é de proteger essas crianças…

1 Comments:

At sábado, setembro 09, 2006 7:01:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Nossa...que terrível.Em teu País não existe o S.O.S criança,para denunciar tais abusos?...aqui é tambem um lugar onde impera a violência contra menores,mas a difereça está nas leis.Basta uma simples ligação,nem precisa identificar-se se assim quiseres, e de imediato os agressores são prêsos e respondem a processo judicial.Enquanto isto,a criança agredida tem toda uma assistência psicológica.Que País é este?...quais leis aí imperam?
Lamentavelmente,não poderás fazer muita coisa,pois os agressores continuam em volta da agredida.Situação difícil esta.Não nos dá vontade em fazer justiça com as próprias mãos?..Ah! se eu pudesse ter poderes mágicos...eliminaria cada criatura desta num simples olhar.Pobre de ti...que observa,sente e algemada torna-se impotente diante tal fato.Sofres muito não?

 

Enviar um comentário

<< Home