Quando alguém chora à nossa frente, e nos diz que não quer viver, que a vida deixou de ter sentido, nós, psicólogos, estamos do outro lado da mesa. Insensíveis? Como interpreta o outro a nossa postura? Tem que existir uma distância, física, emocional. Esta distância torna-se difícil em certas situações.
"Nue"
“Nue”. É um espaço meu, íntimo, onde eu descubro e me descubro, onde me revelo por inteiro, onde me ponho a descoberto, uma janela para o exterior, rumo ao universo, até ele levo o que aprendo todos os dias, até ele levo interrogações e partilho com outros um saber que se pode enriquecer porque esses outros o complementam.
4 Comments:
"Tem que existir uma distância,física,emocional".
Porque tem que ser assim?...Sei das respostas "daqueles" que "provaram" através do empirísmo,bem como,"daqueles" que "provaram" através do estudo.Mas te pergunto,...me pergunto,...são "êles",esta minoria, diante a imensidão de mundos pessoais,os detentores de verdades absolutas?...Recuso-me aceitar tal afirmação.Questiono a obrigatoriedade dos atos.Está contido em nós mesmos a moderação do olhar facilitador,que aproxima e desperta no "outro",uma nova ótica diante das angústias e incertezas que se lhe apresentam."
Assim penso eu!
Nao existe resposta porque nao existem verdades absolutas.
Existe a procura incessante de respostas porque existem verdades relativas.
As repostas sao soluçoes contextualizadas aos problemas da “imensidão de mundos pessoais”. Considerando a “soluçao contextualisada”, uma reposta ao problema do “outro”, entao a distância,física,emocional instala-se. Instala-se? É desejavel que se insta-le, senão quem ha-de procurar as hipoteticas soluçoes?
é minha opiniao
Eu, nem sei como consegues!
... qd em adolescente tive a ideia de ser psicologa fiz um teste psicotécnico... resultado, o psicologo me disse rapidamente, q s eu seguisse psicologia a probabilidade para emaluquecer de vez era grande!
:)
Força!
Para Cogitando:
Creio que voce não entendeu o meu ponto de vista...quando disse "sei das respostas"...fiz apenas uma referência as correntes que cada escola defende...ao defende-las não tentam de certa forma com que se tornem verdades absolutas?...voce tentou discordar com o meu pensar...mas nesta vã tentativa...concordou plenamente com meu comentário .Por favor,leia-o novamente ..o relativismo esteve presente em todo o meu escrito não percebestes?...Quanto a instalação do distanciamento...não se pode procurar "hipotéticas" soluções sem distanciar-se de...ou daquele?
Para teu conhecimento:Tenta cogitar um pouco mais...sobre "verdades" e "respostas".A verdade por si só torna-se absoluta,pois tudo já foi desvendado.Enquanto a resposta é e será para todo o sempre relativa.Estou me referindo a singularidade do indivíduo...não na totalidade dos seres.Se quiseres discutir a totalidade,pronta estarei.Te recomendo estudar Sto.Agostinho,Locke,Kant,Husserl,Heidegger....ah!..volta lá...o Descartes tambem...e tantos outros.
Depois volta cá e diz-me tua opinião.
Quanto a ti Mabel,parabenizo-a por estar lado a lado com o "outro" que te prucura,te busca um solucionar das inquietações e comportamentos.Exatamente...estás certa...nunca fiques do outro lado da mesa...é humano...é nobre...é sentimento puro!...é o início das soluções de qualquer problema que está sempre a chegar em tuas maternas mãos.A racionalidade...não se incomoda nem um pouco com este andar juntos.Disto certa estou.
Assim penso eu!
Enviar um comentário
<< Home