"Nue"

sexta-feira, agosto 04, 2006

Quando alguém chora à nossa frente, e nos diz que não quer viver, que a vida deixou de ter sentido, nós, psicólogos, estamos do outro lado da mesa. Insensíveis? Como interpreta o outro a nossa postura? Tem que existir uma distância, física, emocional. Esta distância torna-se difícil em certas situações.

4 Comments:

At sábado, agosto 05, 2006 8:38:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

"Tem que existir uma distância,física,emocional".
Porque tem que ser assim?...Sei das respostas "daqueles" que "provaram" através do empirísmo,bem como,"daqueles" que "provaram" através do estudo.Mas te pergunto,...me pergunto,...são "êles",esta minoria, diante a imensidão de mundos pessoais,os detentores de verdades absolutas?...Recuso-me aceitar tal afirmação.Questiono a obrigatoriedade dos atos.Está contido em nós mesmos a moderação do olhar facilitador,que aproxima e desperta no "outro",uma nova ótica diante das angústias e incertezas que se lhe apresentam."
Assim penso eu!

 
At sábado, agosto 05, 2006 10:10:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Nao existe resposta porque nao existem verdades absolutas.
Existe a procura incessante de respostas porque existem verdades relativas.
As repostas sao soluçoes contextualizadas aos problemas da “imensidão de mundos pessoais”. Considerando a “soluçao contextualisada”, uma reposta ao problema do “outro”, entao a distância,física,emocional instala-se. Instala-se? É desejavel que se insta-le, senão quem ha-de procurar as hipoteticas soluçoes?
é minha opiniao

 
At sábado, agosto 05, 2006 2:25:00 da tarde, Blogger Su. said...

Eu, nem sei como consegues!

... qd em adolescente tive a ideia de ser psicologa fiz um teste psicotécnico... resultado, o psicologo me disse rapidamente, q s eu seguisse psicologia a probabilidade para emaluquecer de vez era grande!

:)

Força!

 
At domingo, agosto 06, 2006 8:51:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Para Cogitando:
Creio que voce não entendeu o meu ponto de vista...quando disse "sei das respostas"...fiz apenas uma referência as correntes que cada escola defende...ao defende-las não tentam de certa forma com que se tornem verdades absolutas?...voce tentou discordar com o meu pensar...mas nesta vã tentativa...concordou plenamente com meu comentário .Por favor,leia-o novamente ..o relativismo esteve presente em todo o meu escrito não percebestes?...Quanto a instalação do distanciamento...não se pode procurar "hipotéticas" soluções sem distanciar-se de...ou daquele?
Para teu conhecimento:Tenta cogitar um pouco mais...sobre "verdades" e "respostas".A verdade por si só torna-se absoluta,pois tudo já foi desvendado.Enquanto a resposta é e será para todo o sempre relativa.Estou me referindo a singularidade do indivíduo...não na totalidade dos seres.Se quiseres discutir a totalidade,pronta estarei.Te recomendo estudar Sto.Agostinho,Locke,Kant,Husserl,Heidegger....ah!..volta lá...o Descartes tambem...e tantos outros.
Depois volta cá e diz-me tua opinião.
Quanto a ti Mabel,parabenizo-a por estar lado a lado com o "outro" que te prucura,te busca um solucionar das inquietações e comportamentos.Exatamente...estás certa...nunca fiques do outro lado da mesa...é humano...é nobre...é sentimento puro!...é o início das soluções de qualquer problema que está sempre a chegar em tuas maternas mãos.A racionalidade...não se incomoda nem um pouco com este andar juntos.Disto certa estou.
Assim penso eu!

 

Enviar um comentário

<< Home