"Nue"

segunda-feira, julho 31, 2006

Para as mamãs: ser mãe um dia permitiu-me crescer e amadurecer como mulher e como profissional. O meu filho trouxe-me a oportunidade de olhar para as crianças com um novo olhar. Vê-lo crescer e participar no seu desenvolvimento, foi o melhor que me aconteceu.
Quero dizer a todas as mães, principalmente àquelas que carregam uma vida dentro de si, que sorriam, que riam, que cantem, dancem…porque ele sente, ouve e partilha todos esses momentos dentro do líquido amniótico, mesmo que protegido dos choques…ele não está protegido dos desequilíbrios emocionais da mãe que o carrega dentro de si. O bebé sente quando a mãe está frágil, quando está triste, quando chora. E torna-se triste também. Dentro da barriga os bebés respondem a esta instabilidade, dando pontapés, contorcendo-se. Outros tornam-se apáticos, sem respostas motoras.
Em consulta acompanho mães que trazem os seus filhos, queixam-se que são crianças com dificuldades a nível da atenção e concentração, são igualmente muito agitadas, irritam-se com facilidade e isolam-se com frequência. Estas mães tiveram uma gravidez difícil, muitas delas viveram experiências desagradáveis que as levaram a perder o controle, a excederem-se, a gritarem e a esquecerem-se delas próprias e da vida que carregavam, que precisava já nesta fase, do maior cuidado.
Aos papás: vocês são muito importantes nesta fase da gravidez (e em todas as outras). Proteger a mulher, acariciá-la, falar com ambos, tocar na barriga, fazer amor. Tudo isso é a forma mais linda de participar no desenvolvimento do bebé que vai chegar. Nesta fase, a mulher sente-se frágil, sente-se feia e com medo desse passo tão grande que vai fazê-la ganhar uma nova identidade: ser mãe.

Ser mãe é uma aprendizagem diária. Não existe um caminho marcado.

1 Comments:

At terça-feira, agosto 01, 2006 11:25:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Aos papás : O Acompanhamento de uma criança e de uma mãe deve ser feito durante toda a vida ... durante toda a fase de crescimento .. tanto a criança como a própria mãe estao a crescer .. a criança no seu crescimento natural precisa da atenção do pai e do amor que um pai lhe pode dar ... a mãe precisa de sentir que faz parte de uma familia e que a passagem para uma nova fase da vida, a de mãe, é recebida com afecto e carinho por toda a nova familia ... :) ..

 

Enviar um comentário

<< Home