"Nue"

terça-feira, julho 29, 2008

Desafio

Que dizer a alguém que nos diz que se vai matar?

Em algumas situações já me aconteceu ter pacientes que me dizem que se vão matar; outros fracassaram nas suas tentativas e vou vê-los à enfermaria; acontece ouvir alguns que já tentaram a primeira vez e que deitados nas camas dizem que não irão fracassar à segunda; mas também já encontrei uns que se arrependeram e que esse acto, como que repentinamente, os acordou para a vida.

Mas que dizer a alguém que nos informa que não quer mais viver, que não existe mais nenhuma razão para isso e que nada do que poderemos dizer naquele momento poderá evitar essa decisão?

As pessoas “comuns” dirão…mas porquê matar-se? “ isso passa!”… “é uma fase…”

Ontem tive um caso assim…e tive que internar essa pessoa, para adiar uma decisão que já tinha sido tomada. Adiar? Tentar alterar a decisão. Para além do estado deplorável em que esta jovem se apresentava do ponto de vista emocional, já tinha feito vários cortes nos braços...

Escolher a morte pelo suicido é um acto de coragem? Existe alguma lógica nisso? Não deveria ser inata a capacidade de lutar pela vida em vez de escolher a morte? Alguns doentes dizem que a morte é uma forma de suprimir completamente a sensação de vazio, de dor, de desespero e de solidão. Trata-se de um acto egoísta? Irracional?

O momento de decisão é tomado por uma necessidade de paz mais do que pela preocupação com a sua própria morte. E nesse momento de decisão, a única porta a abrir é aquela que leva à morte…mais nada conta. O suicídio não é apenas um ataque ao próprio individuo mas também às pessoas que são importantes no momento. O suicídio é um acto violento!

“…a auto-destruição está presente, até um certo grau, em muito mais seres humanos do que naqueles em que é levada a cabo.”

2 Comments:

At sexta-feira, agosto 01, 2008 1:07:00 da manhã, Blogger Sensualidades said...

nao consigo imaginar o que nos levara a tirar a nossa vida, mas imagino que seja um sentimento muito forte


Jokas

Paula

 
At quarta-feira, outubro 01, 2008 10:15:00 da manhã, Blogger Touba said...

Bonjour Ma Belle,

c'est avec beaucoup d'émotion que je découvre ton blog.

Je ne parle toujours pas le Portugais, mais je continue de trouver cette langue magnifique.

Christophe

 

Enviar um comentário

<< Home